terça-feira, 22 de novembro de 2011


"MIUFAS"
Criação colectiva


Dia 2 de Dezembro pelas 22H00
Auditório Municipal de Esposende


Elenco: Adriana Quintão, Ana Calçada, Bruno Ferreira, Carolina Vasconcelos, Diana Gonçalves, Diogo Monteiro, Filipa Ribeiro, Joana Moreira, Matilda Enes, Rafael Rei, Sara Martins.
Direcção artística: Jorge Alonso e Nuno Valente
Realização Vídeo de animação: Andreia Ribeiro
Selecção musical: Jorge Alonso
Cenários e Figurinos: Colectivos
Operação luz e som: Jorge Alonso e Nuno Valente

"MIUFAS" é o resultado do Curso de Teatro - Jovem 2011 que o GATERC promove anualmente. Em 2009, apresentámos o "PAPALAGUI" e em 2010, a peça, "DESCONCERTOS", este ano estreamos esta representação teatral, composta por vários quadros e cenas sobre o tema dos Medos.
Durante um curso de teatro, é natural constatar, de que foram vencidas algumas barreiras por parte dos participantes, a da inibição, da timidez, do medo de errar, de se expressarem. ..
Num trabalho de pesquisa efectuado, descobrimos um texto que enumerava, vários medos existentes, eram muitos, mais do que podíamos imaginar, é que é possível ter medo por tudo e por nada. E outros, o ter medo de ser ou não ser, medo de amar ou não ser amado, medo de criar ou fracassar, medo de viver ou morrer,  medo à mudança ou à perda... e mais os medos pessoais e intransmissíveis. Os medos bloqueiam, paralisam, tiram a iniciativa, inibem, distorcem a realidade mas também podem ser úteis e nos protegem de alguns perigos. Aprendemos a brincar com os medos, a compreende-los, a aceitá-los e a viver com eles, para isso, utilizámos vários materiais;  textos colectivos, um do José Carretas, outro do António Mota, de ideias, de jogos, de improvisações, de músicas, de imagens, criando uma história que representasse a vida, em poucos minutos, entre a morte e o nascimento, com alguns medos escolhidos, representados, dramatizados e aqui também "desdramatizados".
Transcrevo uma frase de um muro que descreve uma utopia, um sonho de construção de uma vida ;
"Não tenho medo a morrer, como mais um,... mas a viver, como mais um".
Jorge Alonso

segunda-feira, 21 de novembro de 2011



ET - ENCONTRO DE TEATROS

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

de 2/12/2011 a 21/01/2012 pelas   22H

Dezembro  2011
2/12 -  GATERC Jovem (Esposende) - "MIUFAS"
9/12 -  GATA (Fão) - "O MEU CASO"
16/12 -  PERIPÉCIA TEATRO (Vila Real) - "IBÉRIA - A Louca História de uma Península"

Janeiro  2012
14/1 -  ENTRETANTO TEATRO E COTAS EM DIA (Porto) - "SEXO EM PAZ"
21/1 - GATERC (Esposende) -  "SAKEAR"

A III edição do Encontro de Teatro Amador do Município de Esposende, será composto por 5 espectáculos de Teatro .

Agora designada por  ET - Encontro de Teatros, é reforçada a sensibilização do público para a diversidade de propostas, das técnicas teatrais e das linguagens estéticas dos espectáculos, para isso são convidados grupos de Teatro Estudantil, Amador e Profissional.
Participarão o Teatro Peripécia, o Entretanto Teatro e Cotas Em Dia, para além da participação do GATERC com dois espectáculos, poderemos contar ainda com o Grupo de Teatro GATA, de Fão.
São nossos objectivos, a  promoção do Teatro através de uma linguagem popular e de qualidade, contribuindo para a formação e criação de públicos.
Desenvolver um espaço de observação e de discussão, apontando para novas vias de comunicação, tornando mais visíveis as necessidades da prática do Teatro no Municipio.
Actualmente a realização destes encontros, resulta do apoio do Município de Esposende.
Em fase de pré produção uma adaptação da peça "MAR", um espectáculo de rua que cruzará várias linguagens e que será uma homenagem àqueles que fizeram do Mar, a sua vida.