quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Eles ai estão... PERIPÉCIA TEATRO no Encontro de Teatros.

IBÉRIA
A Louca História de uma Península
“Espectáculo que fala dos episódios da História mais ou menos pateta que liga os dois países ao longo de mais de 1000 anos, coisas contadas de maneira divertida, com sabor crítico e inteligentemente encenados (…) um teatro despojado de artifícios, centrado no jogo inteligente dos actores, dotados de muita eficácia técnica (…) um humor inteligente e trabalhado, de primeira água.
Constantino Alves in Fazdeconta.weblog.com.pt

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Dia 16/12  ás 22H


Ficha Técnica e Artística / Sinopse/ Críticas / Carreira

Ficha Técnica/ Artística:

Criação e Interpretação
Noelia Domínguez
Sérgio Agostinho
Ángel Fragua

luminação
Paulo Neto e Luis Viegas

Operação de luz
Eurico Alves

Figurinos e Adereços
José Rosa

Desenho Gráfico
Zétavares / Pedro Coelho

Fotografia
Carlos Teles

Direcção
José Carlos Garcia

___________________
Classificação  M/ 12 
Registo n.º 251/2005 – Inspeção Geral das Actividades Culturais - Portugal

Duração aproximada do espectáculo :
75 minutos sem intervalo

Espectáculo criado em Residência Artística no Novo Ciclo ACERT, Tondela.
Estreado a 22 de Maio de 2004.



Nota dos actores:
Ao colocar-nos em cena três actores de duas nacionalidades diferentes, surge uma questão: por que razão estamos aqui, neste mesmo palco, dois espanhóis e um português? O que nos levou a coincidir neste mesmo espaço?
Não nos parece fácil explicar esta mestiçagem. Nada melhor para explicar uma situação complicada que contar como tudo começou... iniciaremos, pois, pela história da Península Ibérica.
A narração terá o reflexo da nossa visão enquanto actores, de uma história repleta de guerras, alianças, traições, amores, aventuras e conquistas.
Enfim... uma grande batalha em que o absurdo, a ironia e o humor lutam com lendas, factos históricos e episódios inverosímeis!!

Sinopse:

Três actores encontram-se num palco vazio. Cada um leva consigo um pequeno Kit. Este inclui um simples manual de instruções do qual se servirão para realizar uma fugaz, mas hilariante viagem pela História da Península Ibérica.
Vão-lhes aparecer  três pastorinhos...
Vão dar por si rodeados por uma cruel batalha: Portugueses, Castelhanos e Musulmanos.
Encarnarão Camões e Cervantes, que contarão as lendas de Inês de Castro, de Viriato,  e de Numância  assediada pelos Romanos.
Vão-lhes aparecer  três pastorinhos...
Terão que enfrentar-se, cara a cara, com a Padeira de Aljubarrota na Batalha com o mesmo nome.
Viajarão nos barcos de Vasco da Gama e de Cristóvão Colombo.
E o que acontecerá durante a Dinastia Filipina?...
Vão-lhes aparecer  três pastorinhos...

Episódios:

Batalha do Salado
Inês de Castro
Viriato e Numância
Batalha de Aljubarrota
Descobrimentos
Tratado de Tordesilhas
Dinastia Filipina
O Milagre


Sobre a companhia / Historial PERIPÉCIA TEATRO
Propõe a criação de espectáculos de autoria original que assentam num trabalho de grande disciplina e rigor ao nível da interpretação do actor e que, a par dos textos, desenvolve uma intensa componente física e visual de modo a conseguir uma linguagem cénica atraente e universal.
é uma Companhia transnacional, com sede em Vila Real, fundada em 2004 por dois actores espanhóis e um português - Noelia Domínguez, Angel Fragua e Sérgio Agostinho. ____________________________________
PERIPÉCIA
Do grego
peripeteia. Mudança súbita e imprevista da situação, volta ou viragem da acção (Aristóteles).
No sentido técnico do termo é o momento em que o destino do herói toma um caminho inesperado; a passagem da felicidade à desgraça, ou vice-versa.
No sentido moderno designa tanto os pontos altos e baixos da acção como o episódio que vem depois do momento forte da acção.
Dicionário do Teatro, Patrice Pavis
 HISTORIAL A PERIPÉCIA TEATRO surgiu em 2004 da mão dos actores Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho empenhados em criarem um colectivo teatral onde o motor artístico fossem os actores e todas as suas potencialidades expressivas e criativas.
Em Maio de 2004 estreia do seu primeiro espectáculo "IBÉRIA - A Louca História de uma Península", no Novo Ciclo ACERT em Tondela, com o apoio do Instituto das Artes/ Ministério da Cultura.
Ainda em 2004 cria e estreia "CLEAN CLOWN - Serviços de Limpeza", espectáculo de clown sem palavras.
Estabelece-se, na cidade de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança, como Companhia Residente, protocolada com a Câmara Municipal.
Nesta cidade organiza em 2005 uma Mostra de Teatro onde participam Companhias Profissionais de Portugal e Espanha.
Em 2005 cria e estreia em residência artística no Teatro de Vila Real o espectáculo "VINCENT, VAN e GOGH".
Ainda em 2005 realiza várias actividades com escolas dos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor; leva a cabo, na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros, actividades com alunos do concelho. De Novembro de 2005 a Junho de 2006 realiza o Atelier de Teatro de Macedo de Cavaleiros e lecciona aulas de expressão dramática a pessoas com deficiência.
Realiza ensaios abertos e acções pedagógicas em várias regiões de Portugal continental.
Em 2006 é apoiada pelo Instituto das Artes / Ministério da Cultura para a criação do espectáculo "Sou do Tamanho do que Vejo" dirigido por Luis Blat em co-produção com o Teatro de Vila Real.
Em 2007 é apoiada pela Direcção Geral das Artes para a criação do espectáculo "NOVECENTOS - O Pianista do Oceano", baseado no texto de Alessandro Baricco, com a Direcção de Noelia Domínguez e as participações dos clarinetistas Luis F. Santos e Tiago Abrantes. Estreou em Setembro no Teatro de Vila Real.
Dirige o espectáculo "CRUZADAS" de Michel Azama, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional dos alunos da Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto.
Em 2007 estabelece-se no concelho de Vila Real, protocolada com o Teatro de Vila Real.
Ainda em 2007 é convidada pela Direcção Regional da Cultura do Norte a criar uma performance a partir de textos de Miguel Torga para a sessão de encerramento das comemorações do centenário do nascimento do poeta, que se realizou a 14 de Dezembro.
Em 2008 estreia em Co-produção com o Teatro de Vila Real e com o Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian o espectáculo "Mamã?!", uma criação original da Companhia, interpretada pela actriz Noelia Domínguez e pelo clarinetista Luis F. Santos, sob a direcção de Ángel Fragua.
Em 2009 faz uma mini-carreira com "Mamã?!" e "Vincent, Van e Gogh" no Teatro D. Maria II.
Em 2010 estreia em Co-Produção com o Teatro de Vila Real "Remédios Santos, Sem Principios Activos", uma criação colectiva dirigida por Hernan Gené.
Em 2011 inicia uma nova linha criativa designada por PeriPlus, onde pretende cruzar outras disciplinas artísticas. "Antes Solo Que Mal Acompanhado" foi a criação que abriu esta linha, cruzando a música dita erudita com elementos teatrais.
Desde o início da sua actividade apresentou-se em diversos festivais nacionais e internacionais e em várias salas de espectáculos e redes de programação em Portugal continental, Açores, Espanha, França e Brasil.
Realizou até ao momento 329 espectáculos para um total de 42.017 espectadores, numa média de 55 espectáculos por ano aos quais assistem em média 128 espectadores.
.

MARCAÇÕES:
Tel.253 961 354  (9.00h ás 12.30h e das 14.00h ás 17.30h)
Após as 18.00H - 936 346 040
Bilheteira dia 16/12, abre ás 21.00h (entrada 3 ETs)
Menores de 16 anos e maiores de 60 e grupos de 10 pessoas (2 ETs)

 TEATRO PERIPÉCIA
Rua do Fôjo, s/n  Coêdo 
5000-023 Adoufe – Vila Real - Portugal
+ 351 259 342 459 / + 351 961 203 332


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O ET continua...

Dia 9/12 pelas 22H no Auditório Municipal de Esposende

GATA
Grupo de Teatro Amador de Fão

“O MEU CASO”
José Régio


De caso em caso ou talvez nenhum, José Régio, com um humor certeiro, leva-nos por uma história onde o ego humano se revela, no passado assim como no nosso presente, preso numa casa de espelhos onde a figura predominante é o “EU”. Esperemos que não irremediavelmente doente…

INTERPRETAÇÃO
Tiago Palma Rio – “Desconhecido”
Joana Figueiredo – “Empregado”
Joana Esteves – “Actriz”
Catarina Silva – “Autor”
Carla Sampaio – “Actriz”
Helena Figueiredo – “Espectador”

REALIZAÇÃO PLÁSTICA E DESIGN:
Tiago Cruz

ENCENAÇÃO:
Ivo Monteiro

AGRADECIMENTOS
Junta de Freguesia de Fão
Diana Azevedo
Ivo Monteiro
Tiago Cruz

MARCAÇÕES:
Tel.253 961 354  (9.00h ás 12.30h e das 14.00h ás 17.30h)
Após as 18.00H - 936 346 040
Bilheteira nos dias dos espectáculos abre ás 21.00h (entrada 3 ETs)
2 ETs para menores de 16 anos e maiores de 60 e grupos de 10 pessoas



domingo, 4 de dezembro de 2011

INICIO DO ENCONTRO DE TEATROS

ET -  ESPECTÁCULO "MIUFAS"
2/12/2011








Parabéns aos jovens actores e actrizes, estiveram à altura e conseguiram um excelente desempenho de grupo, neste espectáculo e sem miufas. Muito bom.