quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

" SEXO EM PAZ "

O ET - ENCONTRO DE TEATROS (a continuar)
Um grande autor, numa coprodução do ENTRETANTO TEATRO de Valongo
e um novo grupo de Teatro do Porto, COTAS EM DIA.

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Dia 14/01  ás 22H

" SEXO EM PAZ "
de Dario Fo e Franca Rame



TRADUÇÃO José Topa
ADAPTAÇÃO, DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO Júnior Sampaio 
INTERPRETAÇÃO Clara Nogueira e Filomena Gigante
ADEREÇOS E FIGURINOS Margarida Carronda
DESENHO DE LUZ Luís Ribeiro
DESIGN www.rclesign.com 
FOTOGRAFIA Paulo Correia
PRODUÇÃO EXECUÇÃO DE FIGURINOS Ana 
PRODUÇÃO EXECUTIVA Amélia Carrapito e COTAS EM DIA
DURAÇÃO 50 min
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/12
APOIO Câmara Municipal de Valongo; ABRAÇO, Água do Fastio, Play Health Club, Tina Cabeleireiros

MARCAÇÕES:Tel.253 961 354  (9.00h ás 12.30h e das 14.00h ás 17.30h)
Após as 18.00H - 936 346 040 Bilheteira dia 16/12, abre ás 21.00h (entrada 3 ETs)
Menores de 16 anos e maiores de 60 e grupos de 10 pessoas (2 ETs)

 
Um texto único que pretende desmistificar a sexualidade de uma forma pedagógica não convencional.
Escrito com o intuito de se dirigir ao público Juvenil, com dinâmica e criatividade sem nunca cair no grotesco, este texto não deixa de “piscar o olho” ao público adulto. 
A virgindade, a menstruação, o orgasmo, a primeira relação ou a gravidez não desejada, a procura e a descoberta do ponto G e do Clítoris, a realidade do prazer…, são temas tratados com simplicidade e humor.
O que é que sabemos sobre sexo? E Adão e Eva, como é que fizeram? E fizeram?
Hoje, em pleno século XXI, o sexo já é um assunto sem tabus?
Sim ou não, preservativos para todos!!!
A actualidade do sexo e o sexo da actualidade. De Adão e Eva ao alternativo, da infância à velhice, do científico ao sensorial, são explorações da linguagem teatral para Sexo em Paz. A ingenuidade em todos os seus sinónimos: simplicidade, candura, inocência, inexperiência, questionamento é o vínculo da comunicação a estabelecer com o público. 
E nada melhor que uma certa picardia entre comadres para que se descubram as… frustrações, dúvidas, desejos, fracassos e prazeres da vida… sexual. Portanto… Sexo em Paz. Preservativos para todos!!! [Júnior Sampaio]

JÚNIOR SAMPAIO (1963), Director Artístico, Actor e Encenador
Formado pelo Teatro Escola Macunaíma – S. Paulo (BR). Integrou como actor o elenco de 52 espectáculos, apresentados em Portugal, Espanha, Brasil, Moçambique, Alemanha e Cabo Verde, com encenadores portugueses, uruguaios, espanhóis, belgas e brasileiros. Como actor tem ainda trabalhos em vídeo, televisão e cinema. Assinou 46 encenações realizadas em companhias portuguesas e brasileiras.
Como dramaturgo escreveu 31 peças dirigidas à infância e ao público jovem e adulto. Ministrou 29 cursos de teatro nas mais variadas áreas teatrais, no Brasil, em Portugal e em França. Tem diversos trabalhos na área de cenografia, criação de luz e som, criação de figurinos e produção.
Desde 1994, tem trabalhado com várias companhias nacionais, entre as quais, Seiva Trupe, Teatro Nacional S. João, Trigo Limpo e O Bando. É fundador e director do ENTREtanto e também criador e programador da ENTREtanto MIT Valongo – Mostra Internacional de Teatro (13 edições). Foi distinguido com os Prémios de Melhor Actor, Melhor Desenho de Luz, Melhor Encenador e Melhor Espectáculo.

CLARA NOGUEIRA (1959), Actriz
Profissionalizou-se em 1983. Trabalhou em companhias como o TEAR, Ensemble, Seiva Trupe, ENTREtanto TEATRO, Escola de Mulheres, Teatro Bruto e Teatro Ensaio. Com encenadores como Rogério de Carvalho, Castro Guedes, António Durães, Moura Pinheiro, João Paulo Seara Cardoso, Álvaro Lavín, Alberto Bokos e Roberto Merino, entre outros.
Em cinema e televisão, participou em novelas, curtas-metragens, séries e filmes, dos quais se realça Inquietudes de Manuel de Oliveira e Almeida Garrett de Francisco Manso.
Dobradora desde 1990, faz também locução de documentários.
Contadora de Histórias desde 1998, tem feito vários trabalhos de animação em Museus da cidade do Porto. Como formadora leccionou expressão dramática e voz, e orientou ateliers de leitura.

FILOMENA GIGANTE (1957), Actriz
Profissionalizou-se em 2000. A sua primeira experiência em teatro data de 1978, num trabalho de aprendizagem ao longo de dois anos com o professor do Conservatório e encenador João Mota, no Grupo de Teatro Rodaviva, que culmina com a apresentação de um espectáculo por ele encenado “Hoje Começa o Circo”. 
Desde então trabalhou com diferentes encenadores, dos quais se destacam, entre outros, João Paulo Seara Cardoso, José Caldas, José Carretas e Júnior Sampaio, tendo participado em vários espectáculos.
Em televisão participou na série “Triângulo Jota” e em cinema em algumas curtas-metragens.
Como formadora ministrou diversos cursos de voz e de teatro ao longo dos últimos anos.
Frequentou várias acções de formação, nomeadamente um Curso de Fantoches e Marionetas, ministrado por João Paulo Seara Cardoso.
Como cantora, pertenceu ao Coral de Letras da Universidade do Porto., foi fundadora do grupo vocal Canto Nono. Participou ainda em muitos espectáculos do compositor João Lóio e em gravações deste autor e de José Medeiros e Jorge Constante Pereira, nomeadamente no álbum “Sérgio Godinho canta com os Amigos do Gaspar”.

O ENTREtanto TEATRO - Associação Cultural iniciou sua actividade em 1994, na cidade do Porto. Desde a sua fundação que esta companhia tem apostado e defendido uma política cultural descentralizada. Assim, em 1996 passou a ter sede em Valongo, por via de um protocolo de Cooperação Cultural estabelecido com a autarquia deste Concelho. A partir desse momento, o ENTREtanto TEATRO alargou a sua área de acção passando a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento local, responsabilizando-se pela produção de espectáculos e eventos culturais, formação de públicos e de potenciais actores, promovendo e divulgando actividades artísticas e culturais no Concelho e ao mesmo tempo, através da itinerância de espectáculos, projectando o nome de Valongo no circuito artístico nacional e internacional.
Esta estrutura contabiliza na globalidade das suas produções mais de 200 mil espectadores, num total que ultrapassa os 2 mil espectáculos apresentados em mais de 100 localidades de Portugal e ainda, em Espanha, França, Alemanha, Moçambique, Brasil e Cabo Verde. Dos textos encenados ao longo dos seus 17 anos de existência destacam-se os de reconhecidos dramaturgos como William Shakespeare, Anton Tchekov, Frederico Garcia Lorca, Bertold Brecht, Manuel Poppe, Frank Wedekind, Karl Valentin, Gil Vicente e Oswald de Andrade. Destaque ainda para o trabalho de divulgação de dramaturgos contemporâneos portugueses, espanhóis, brasileiros, argentinos e equatorianos
O ENTREtanto ministra Acções de Formação em Teatro, no Concelho de Valongo, desde 1997 e desde 1998 é responsável pela programação e produção do festival ENTREtanto MIT Valongo – Mostra Internacional de Teatro. 

ENTREtanto TEATRO 
Centro Cultural de Campo 
Travessa de S. Domingos | 4440-191 Campo – Valongo
            +351 224211565       |             +351 964751300       | geral@entretantoteatro.pt 
www.entretantoteatro.pt | blog.entretantoteatro.pt


A COTAS EM DIA surge num momento em que existe uma crescente tendência a dar mais importância apenas aos mais novos quer no que se refere ao público, quer aos intérpretes e criadores que levam a arte até esse mesmo público. Mostrar o trabalho de profissionais mais maduros, mas com plena capacidade e experiência, que pode e deve ser partilhada com os profissionais mais jovens, constitui um dos principais objectivos da COTAS EM DIA. Pretende, com o seu trabalho, abranger as diversas faixas etárias, inclusive a terceira idade, escalão cada vez mais numeroso e muitas vezes esquecido.
Assim, a COTAS EM DIA constituiu-se em Novembro de 2010 por vontade de um conjunto de pessoas ligadas às diversas artes e, na sua maioria, entre os 40 e 60 anos de idade. Dos seus associados fazem parte, por exemplo, Adelaide Barreiros (produtora, Clara Nogueira e Filomena Gigante (actrizes) , Claire Binyon, , José Topa e Maria Luís França (professores da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e Ricardo Lopes (designer gráfico).

COTAS EM DIA
Rua do Salgueiral, nº 195 – 2º Andar | 4200-477 Porto+351 964858698  |+351 965504033 | cotasemdia@gmail.com