GATERC – Grupo Amador de Teatro de Esposende – Rio Cavado, nasceu da vontade de valorizar, promover e divulgar as artes tradicionais, de trabalhar os materiais inserido no património Esposendense, de promover e realizar acções e espaços de formação para a infância e juventude, potenciadores da descoberta de talentos e do desenvolvimento de competências dos que as frequentam, ao mesmo tempo de aprofundamento do conhecimento da nossa identidade enquanto cidadãos participantes.
A este primeiro objectivo, um outro veio enriquecer a sua área de actividade; o de proporcionar aos cidadãos desta região, um espaço de formação e fruição cultural, na área do teatro. De desenvolver um projecto de intervenção teatral, forma privilegiada de expressão e comunicação e, portanto, instrumento fundamental para o desenvolvimento cultural de cada um e de todos.
O GATERC , numa busca pela universalização das suas propostas não se dissocia do espaço geográfico em que se encontra: o Minho, mais propriamente o Concelho de Esposende.
Captar essa essência e comunicá-la no seu espaço de intervenção através do Teatro é, verdadeiramente, um tributo à identificação de toda uma comunidade.
Nenhum espectáculo se dissocia do espaço físico em que foi criado e quanto mais atenta for essa adaptação mais genuíno, mais vivo, mais orgânico se tornará. O mesmo acontece com a existência do GATERC que neste caso se contextualiza numa região muito concreta do seu país, com uma identidade própria. Para salvaguardar bem dentro das comunidades das pessoas, as identidades culturais que deram forma aos seus modos de vida, interiorizando-os e dando-lhes oportunidades genuínas de afirmação.
Acreditamos que o GATERC pela sua intervenção, alargada e consolidada, com o apoio municipal e a estreita colaboração com outras instituições, abertas à contemporaneidade, com os cidadãos, deu o seu contributo para a democratização do acesso aos bens culturais.
Só pela continuidade deste projecto e persistente acção contribuiremos, sobremaneira, para a conquista e fidelização de públicos das áreas artísticas inseridas no Teatro, conseguindo granjear o reconhecimento e respeito pelo trabalho por parte dos cidadãos e das instituições que os representam.
Sem comentários:
Enviar um comentário