domingo, 25 de novembro de 2012

INICIO DO ENCONTRO DE TEATROS - 4ªedição

Associação Cultural “Unhas do Diabo”
 “PONTE DE LIMA EM FESTA
30/11/12 - 22H
 


O grupo de Teatro “Unhas do Diabo” participou, ao longo de alguns anos, nos concursos “Animar Portugal” e “Teatrália”, organizados pelo INATEL, tendo ganho por várias vezes a fase local e regional, garantindo assim a sua presença na fase final. Inclui já no seu historial um 2º prémio, conseguido em Dezembro de 2004, aquando da Fase Nacional do Concurso “Animar Portugal”, com a peça “O Minho em Festa”, realizado no Auditório Camões, em Lisboa. No dia 17 de Junho de 2006, foi-lhe atribuído o Primeiro Prémio Nacional com a peça “A Serrada da Velha”, que teve lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Após o sucesso comprovado das temáticas abordadas em ambas as peças, da autoria do grupo de teatro “Unhas do Diabo” e dado o interesse manifestado junto da comunidade local bem como de outras regiões e associações culturais, surgiu a ideia de “fusão” do “Minho em Festa” com a “Serrada da Velha”. Como corolário, foi criada a peça “Ponte de Lima em Festa”, como uma mostra das tradições, festas e romarias mais significativas do Concelho de Ponte de Lima.

A trama gira à volta de duas cenas: uma casa típica do Minho, onde habita uma “velha” preocupada com o namoro da sua neta e uma tasca, onde dois amigos, à conversa e à mistura com muito vinho e petiscos, criam um conjunto de peripécias que os remetem constantemente para as mais variadas tradições de Ponte de Lima: serrar a velha, cantar ao desafio, vaca das cordas, cabeçudos, compasso, jogo do cântaro, rusgas, Feiras Novas… envolvido numa constante profusão de cores, movimento, dança e música.

Ficha Técnica:
Encenação
: Dantas Lima
Direcção de Cena: Miguel Franco; Margarida Fernandes
Textos: Associação Cultural “Unhas do Diabo; Dores Malafaia
Cenários: Associação Cultural “Unhas do Diabo”
Guarda Roupa: Associação Cultural “Unhas do Diabo”; Rancho Folclórico da Correlhã
Luz: Associação Cultural “Unhas do Diabo
Som: Associação Cultural “Unhas do Diabo”
Ficha Artística:
Tocador: Rafael Araújo
Cantadores/Bêbados: Miguel Franco; João Costa
Dançadeiras: Rancho Folclórico Correlhã
Dançadores: Rancho Folclórico Correlhã
Velha: Paulina Salvador
Namorada/Tasqueira: Margarida Lopes
Namorado: Aníbal Araújo
Mirone: Xico Santos; Marco Lopes
Figurantes: Sofia Magalhães; Bruno Pereira; Florinda Costa; Margarida Fernandes; Mafalda Soares; Catarina Afonso; Letícia Alpoim; Lídia Vilaça; Raquel Alves; Susana Conceição; Margarida Martins; Xico Santos; Andreia Reis
Vaca das Cordas: Margarida Martins; Rafael Araújo
Cabeçudos: Filomena Palma; André Alves; Susana Conceição; Margarida Martins; Aníbal Araújo; Mafalda Soares; Catarina Afonso
Jogo do Cântaro: Florinda Costa; Margarida Fernandes; Margarida Martins; Paulina Salvador; Miguel Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário