sexta-feira, 26 de julho de 2013

TEATRO NO GALAICOFOLIA 2013 - "CATURO, O PEQUENO GRANDE GUERREIRO"

27 e 28 de Julho 2013 | Castro de S. Lourenço, Esposende


Um Espectáculo de Animação Teatral

Uma viagem no tempo, iniciando a mesma com um iminente ataque das legiões romanas. Iremos ver os valentes Guerreiros Castrejos na defesa da sua muralha; conheceremos a família Caturo, com algum conflito de gerações (pois é, nessa altura também existiam), enquanto que Caturo, o nosso pequeno herói, terá de se afirmar e ser um adulto. Ao Avô, o Druida do Castro, cabe a árdua missão de o orientar no seu ritual de iniciação. Só que os seus planos não lhe correm de feição, pois este jovem é traquinas e terá de casar, aliás caçar… e no meio da iniciação chega o próprio Imperador Romano que irá enfrentar os habitantes do Castro… e mais não contamos pois assim não valeria a pena irem ver.
A história será representada e dançada, num estilo de comédia épica, pontuada de alguma interacção com o público.
O teatro e a dança estarão libertos de amarras e encaminharão a narrativa, num discurso transversal e actualizado, não esquecendo alguns artefactos e costumes da época.

Um espectáculo organizado pelo Município de Esposende, com a participação do GATERC – Grupo Amador de Teatro de Esposende - Rio Cávado.




O GATERC – Grupo Amador de Teatro de Esposende – Rio Cavado, nasceu da vontade de valorizar, promover e divulgar as artes tradicionais, de trabalhar os materiais inserido no património Esposendense, de promover e realizar ações e espaços de formação para a infância e juventude, visando um aprofundamento do conhecimento da nossa identidade, enquanto cidadãos participantes.



A este primeiro objetivo, um outro veio enriquecer a sua área de atividade - o de proporcionar aos cidadãos desta região, um espaço de formação e fruição cultural, na área do teatro.
Desde 2008 promoveu 14 ações de formação, para um público juvenil ou adulto, na área Teatral. Produziu e realizou 10 espetáculos de Teatro, um deles Teatro de Rua, o "Auto da Paixão" apresentado durante três anos, nas solenidades da Páscoa. Cerca de 10.000 espectadores  assistiram aos espetáculos, e nos Cursos e Oficinas, cerca de 300 pessoas.
O apoio do Município e a colaboração do Encenador e formador Jorge Alonso permitiu esta dinâmica, a qual é justificada pela qualidade dos espetáculos apresentados, e pelo talento do desempenho dos atores. Por isso estamos gratos.
Com esforço, este ano o Gaterc ainda organizará a 4ª edição dos Encontros de Teatro (ETs) e irá dar início aos ensaios de uma nova peça, a estrear em Dezembro 2013, aquando dos ETs.
Este espetáculo agora estreado, no Castro de S. Lourenço, foi possível pelo convite do Município ao Encenador e ao Grupo Gaterc.



FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto
Nuno Fernandes, Eva Fernandes e Jorge Alonso
Encenação
Eva Fernandes e Jorge Alonso
Adereços
Pedro Ildo
Figurinos
Serviços Museu Castro S.Lourenço
Decoração Carro do Imperador
Milla Almeida
Seleção Musical
Jorge Alonso
Melodias Cantadas
Osvaldo Fernandes
Apoio vocal
Joel Zão

PERSONAGENS / ELENCO
Guarda 1º - Joel Zão
Guarda 2º - João Silva
Guarda 3º - Carlos Belo
Avô Druida - Jorge Alonso
Pai Caturo- João Faria
Mãe Caturo - Nita Martins
Caturo filho - Marcelo Silva
Filha Caturo - Jéssica Moreira
Filha Caturo - Sara Carvalho
Filha Caturo - Adriana Quintão
DEUSAS
Deusa Maior: Maria Simões
Matilda Enes, Filipa Ribeiro, Marlene Alves, Milla Almeida, Patrícia Fino, Alexandra Costa, Joanna Gonçalves, Ruth Barros, Cláudia Silva, Diana Gonçalves, Vera Capela
Imperador Júnio Angelus Merkel Bruto - Rafael Rei
Guarda Romano 1º - Fernando Vale
Guarda Romano 2º - João Capela

1 comentário:

  1. Mais uma vez se tornou evidente que estes acontecimentos culturais são elitistas. Esposende está a torna-se num conjunto de pessoas que vivem num circulo fechado. A culpa é em parte destes ditos senhores da cultura “ Gaterc”. Anunciam um espetáculo e colocam, com um * e letras muitos pequenas onde adquirir os bilhetes. A pessoa que está na organização e que é responsável por este evento e pelo Gaterc disse que o auditório abriu às 21h e que ainda havia bilhetes. Contudo, na porta ou noutro local do auditório não existia qualquer informação. Estive lá entre as 8:20 e as 20:45, não apareceu ninguém e fui-me embora.
    É uma vergonha, esta gente é uma vergonha, não sabe servir a cultura.
    Em resumo , a cultura não é para TODOS

    ResponderEliminar