terça-feira, 12 de abril de 2011

“AUTO DA MUI DOLOROSA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”


Antologia de Manuel de Couto Viana.

Produção: GATERC
Encenação: Jorge Alonso e Eva Fernandes.
Intervenientes: GATERC, Grupo Coral da Paróquia de Santa Maria dos Anjos (Esposende)
Apoio: MUNICIPIO DE ESPOSENDE


De volta ao Município de Esposende a representação de rua, alusiva à Paixão de Cristo, ocorrida durante as solenidades pascais de 2009 e 2010. A adesão foi absoluta e os resultados apontam para a premência de prosseguir este evento agora reformulado com uma representação nocturna. A recriação de uma história ancestral, para e com as gentes de Esposende que toca o imaginário colectivo e profundamente religioso.
Um Espectáculo de Teatro de rua adaptado de uma antologia do autor Manuel Couto Viana. Um texto em verso de um autor do século XVIII que representa episódios bíblicos, agora inserido na programação das solenidades pascais de 2010 do Município de Esposende. Ao ser realizado na Semana Santa, este cerimonial religioso pretende ser também uma manifestação de cultura que retrata a expiação do pecado e purificação da alma, reproduzindo ao mesmo tempo os acontecimentos mais significativos da vida de Cristo.
A poética espacial, a temática viva do universo abrangido e o carácter religioso sublinhado, constituem elementos que revitalizam uma história ciclicamente celebrada na região e que veicula o pensamento crítico
Transcrevemos uma passagem (de J.A. Coelho Dias Geraldo in Religiosidade Popular e devoção das gentes do mar em Esposende) sublinhando a importância da Religiosidade Popular.
“Com efeito, a religiosidade é o húmus natural de toda e qualquer religião, popular ou oficial, o substracto indispensável para a consequente estruturação de crenças e sistematização de rituais com que o ser humano manifesta a sua dependência em relação a realidades superiores e transcendentes. A religiosidade, sem qualificativos, é por isso, um sentimento de foro interno, pessoal ou colectivo, anterior, do ponto de vista lógico, a qualquer sistema religioso….Ora as festas da religião são ainda no nosso país e sobretudo no Minho um topos privilegiado para o reencontro com a cultura do passado, esse precioso legado do nosso património mental e etnográfico.
A festa religiosa para além de ser, do ponto de vista sociológico, um “estar com os outros” é também e principalmente um tempo e um espaço de encontro com Deus e os santos protectores da nossa devoção, uma ocasião e maneira de os “domesticar” como que tornando-os nossos familiares e comparticipantes nos problemas do corpo e do espírito, da saúde e da doença, da vida e da morte…”
O número de participantes ascende a seis dezenas de intervenientes entre cantores e actores.
Do curso anual de Teatro Sénior 2011 organizado anualmente pelo GATERC, sairão também elementos que participarão neste espectáculo.
Iremos contar com a colaboração do Grupo Coral da Paróquia de Santa Maria dos Anjos (Esposende) e de salientar o apoio do Município de Esposende que apoiou e permitiu a realização desta iniciativa.






Cartaz


1 comentário: